sábado, 13 de março de 2010

Primeira Biópsia, Exames e Comunicado à Família

Dia 09/02 – Biópsia pronta na mão dele!!! Não era totalmente conclusiva, mas era certo que tínhamos que retirar o “nódulo” para biópsia – poderia ser um Carcinoma como ele afirmava que era, mas no laudo dizia que também poderia ser um papiloma atípico. Atípico porque realmente as características eram de ser o tal carcinoma. Resumindo: Carcinoma era maligno e Papiloma era benigno.
E ai vamos operar???? Caramba!!! De repente a possibilidade de ter um câncer, passar por uma cirurgia, fato inédito na minha vida, nem internada nunca tinha sido!!!
Dr. Cariello muito cuidadosamente já havia explicado tudo: o tipo de cirurgia que faria, preservando a mama e que retiraria um tal de linfonodo sentinela e o linfonodo vizinho, porque segundo ele, caso se estes linfonodos tivessem sido atingidos, seria um problema, este sentinela tem este nome, pois quando o câncer de mama se espalha, é o primeiro lugar que ele vai. E, se isso acontecesse eu teria que fazer nova cirurgia, mais radical!!! Tirando mais ainda do meu seio que já é pequeno!!!
Optei por isso, na verdade optamos, o Riva sempre ao meu lado me dando a maior força!!! Vamos pensar positivo!!! Se for o caso, entraria na faca de novo!!! Dr. Cariello também já falou em quimioterapia e radioterapia, precisava ir colocando estes novos nomes no meu vocabulário!!!!
Sai de lá com a cirurgia marcada para o dia 11/02, dois dias depois!!!!
Agora, gostaria de fazer um parênteses para falar da Andréia Azevedo que trabalha comigo responsável pelo Programa Viva Bem da CAIXA SEGUROS, onde trabalho. Esta menina, se virou e providenciou a liberação do Hospital que havia pedido 5 dias úteis e em algumas horas ela conseguiu que eu operasse no dia 11!!! Obrigada Andréia!!!
Ainda dia 09/02 à noite!! Tive que reunir minha família para fazer o “tal” comunicado!!! Juntei minha mãe, minhas irmãs e minha sobrinha / afilhada para contar o acontecido, que só a Andréa, (irmã mais velha), sabia o que estava acontecendo!!! Foi um momento difícil, pois tinha que ser forte para não chorar e colocar tudo na maior simplicidade do mundo!! Afinal, meu pai faleceu em junho do ano passado de câncer no intestino!!! Nem acreditei na minha performance, para uma chorona fui bem e não saiu nenhuma lágrima!!! Lembrando que o Riva estava o tempo todo ao meu lado e ele transmite uma confiança e força para toda família!!!
Os dias 09 e 10/02, foram todos de exames pré operatórios (raio X do tórax, sangue, cardíacos, cintiografia óssea e ecografia do abdômen)

Um comentário:

  1. Oi Maria Claudia,
    Entrei no seu blog por acaso, pois tambem descobri que tenho cancer de mama, fiquei sabendo ontem e estou muito assustada ainda, moro em brasilia, tenho 60 anos, sou casada tenho 3 filhos adultos...sou muito ligada a minha familia e estou muito triste. Ao ler seu blog fiquei emocionada e ate chorei, que linda lição de vida voce me deu, tanta força e alegria que me emocionou,obrigado por me dar esperanças e força.. voce é muito linda.
    Zélia Godoy

    ResponderExcluir