quarta-feira, 24 de março de 2010

Indignação com nosso País!!!

Hoje foi um dia super atribulado para mim e nem pensava em passar por aqui para fazer algum registro, mas logo pela manhã tinha um horário agendado na Previdência Social para dar entrada no INSS. Trabalho em uma empresa privada e nestes casos, segundo nossa lei, que para mim é muito burra, quando um empregado passa mais de 15 dias (mesmo não sendo corridos), afastado pelo mesmo CID (código que explica o motivo da doença), dentro de um prazo de 60 dias, ele deve ser afastado pelo INSS. O que isso quer dizer??? O empregado passa a receber não mais pela empresa que trabalha e sim por este “bendito” órgão e não pode trabalhar!!! No caso da minha maravilhosa empresa, ela completa o valor para chegar ao valor real do meu salário para que eu não tenha perdas!!! Obrigada CAIXA SEGUROS, não só por isso, mas por tudo que fez por mim e vem fazendo!!! Voltando ao assunto, ou seja, na minha cabecinha, agora careca, pensava o seguinte: nos dias em que eu estivesse bem e que minha imunidade estivesse alta eu trabalharia, sendo assim, faltaria nos dias em que não me sentisse bem, devido à quimio, e nos dias em que o médico me proibisse devido à baixa imunidade!!! Não dariam muitos dias , eu sei, mas já serviria para alguma coisa!!! Não pode!!! Então como dizia no início do texto, fui hoje pela manhã, acompanhada do meu Riva, na Previdência Social para dar entrada nesta papelada toda para que eu pudesse receber meu salário. Vamos começar literalmente a tragédia!!! Primeiro: o acesso ao lugar é péssimo, pois como em toda Brasília, não há lugar para estacionar!!! Depois de alguns minutos, resolvemos parar o carro em uma curva, meio em cima da calçada, correndo o risco de levar uma bela multa!!! Descemos do carro e entramos no local uns 10 minutos antes da hora marcada, entramos na primeira fila e eu agoniada, pois o médico me proibiu, estando eu ou não com a imunidade baixa, de ficar em lugares fechados com muita gente!! Lá então, que a maioria da pessoas está com alguma enfermidade!! Quando chegamos na primeira atendente ela começou a me pedir cópias de alguns documentos que havia levado apenas os originais, e sabe porque??? No dia que liguei para tal 135 para agendar minha perícia, a ligação caiu em uma central, que é em Fortaleza, onde a mocinha com muita pressa e má vontade, me disse que não havia prioridade para nada, a data teria que ser aquela, se eu quisesse, e o horário também!!! Ai euzinha perguntei: “O que preciso levar???” E a mocinha me responde: “Somente os documentos que a empresa te passou, sua carteira de trabalho e identidade”. Ok para mim estava tudo certo, então hoje, eu de máscara, a cara do Michael Jackson novamente, disse a ela que não tinha as cópias, a mesma me disse: “Tem uma lotérica aqui perto, você pode ir lá tirar as cópias e retornar, sem isso não posso fazer nada!!” O Riva, na maior calma, explicou minha situação, que realmente eu não poderia ficar por ali por muito tempo, etc... Ah!! Levei até o laudo médico... E ai ela disse: “Na volta posso passar você na frente dos demais. Fomos até a lotérica, tiramos as cópias, retornamos, ela digitou algumas coisas e me disse que eu tinha que descer as escadas e pegar uma nova senha para continuidade do atendimento, e que lá em baixo eu poderia tentar pedir prioridade. Ok, fomos...vocês não tem noção da multidão de pessoas ali sentadas esperando atendimento, consegui falar com uma moça, que me passou para um senhor, que me passou para uma senhora, que era a chefe de lá. Esta senhora que não fazia parte dos atendentes começou a me atender, e ai logo de cara, ela me diz que precisava da cópia do atestado médico, minha empresa tirou esta cópia, guardou com eles e havia me dito que lá no INSS eles ficariam com o original, fiquei lá sentada respondendo a mais uma série de perguntas e o Riva, foi tirar cópia mais uma vez!!! Na volta dele, quando a senhora terminou tudo, me deu outra senha, e agora teria que passar pela perícia médica, ela disse que pediria a médica que me atendesse com prioridade, agradecemos e fomos para este outro setor, aguardamos uns dez minutos e a médica me chamou, essa me atendeu muito bem, mas no final disse que eu teria que subir novamente naquele primeiro balcão para pegar um papel, que teria que levar até a minha empresa para que eles calculassem a parte deles. Mais uma vez, tudo bem, vamos né?? Subimos, agora foi um senhor que nos atendeu, entrou lá no sistema e disse que algumas informações colocadas pela senhora lá em baixo, a chefe lembram?? Estavam erradas!! Ou seja, teria que descer novamente, pegar uma senha, que ele disse que era preferencial para arrumar o que estava errado!!! Descemos, eu já “P” da vida!!! A tal senha preferencial, tinha uns dez na minha frente. Resolvi falar com uma atendente para ver se realmente conseguiria prioridade e esta nova moça me disse: “Você tem que falar com quem te atendeu, pois fica travado na máquina dela!!”. Então, esta moça me levou até a “chefe” que me atendeu novamente dizendo que a “culpa”era do sistema!!! Como sempre o Riva muito educado agradeceu, estou aprendendo, e subimos até o mesmo senhor. Pensam que acabou?? Não!!! O senhor, até muito educado, me disse: “Agora está correto, daqui há uns 10 a 15 dias você pode ligar no 135 para saber se o dinheiro foi depositado. Só queridos amigos, que meu salário não será depositado na minha conta, por onde recebo mensalmente, nem no mesmo banco, será em um banco num lugar que não vou regularmente e que mais uma vez terei que entrar na fila do caixa para sacar o dinheiro. E eu perguntei: “Não pode ser na minha conta??” e ele me respondeu: “Você tinha que ter feito esta opção!!!” e eu: “Quando teria que fazer esta opção??” ele: “Quando ligou para fazer o agendamento!!!”. Aquele que a mocinha de Fortaleza não estava nem um pouco a fim de me atender, lembram??? Pois é!!! E ele ainda complementa: “Esse pessoal do atendimento telefônico não sabe nada!!!” Ainda deu uma risadinha!!! eu: “Como faço para mudar isso?? Terei que ir a este banco todo mês???” ele: “Não, é só voltar aqui, outro dia, preencher esta procuração, (me deu um papel) , passar por todo este processo e fazer a mudança.” Acreditam???? Fomos embora!!! Eu juro, tenho evitado ao máximo chorar, sei que não é bom para mim, mas sai de lá aos prantos!!! Não conseguia parar!!! O que só passava pela minha cabeça, era que eu tive condições de ir de carro, o “privilégio”de passar a frente de uma série de pessoas, fiquei lá “apenas”uma hora e quarenta e tive todos estes aborrecimentos para tentar receber o que me é de direito!!! E as pessoas que foram de ônibus, que estavam ali sentindo algum tipo de dor, com problemas psicológicos, psiquiátricos, gripe forte, problemas motores, sei lá??? Meu Deus isso não é justo, juro que não quero dar uma de boazinha!!! Fiquei arrasada de verdade!!! E ai só pensava em mais um monte injustiças que acontecem em nosso País e sempre com as pessoas que mais precisam!!!! É realmente muito triste, dói não só no coração, mas na alma também!!!! Resolvi relatar tooooda esta história, pois não só as pessoas que estão passando pela mesma situação que eu, precisam ou precisarão deste péssimo e desrespeito serviço!!! A dica é: muita paciência, reserve um bom tempo, trate bem mesmo quem é grosso com você, entenda as diferenças culturais e por favor, não chore!!!!

7 comentários:

  1. Nossa maria ... eh realmente revoltante neh, mas sinceramente nao me surpreende ... trabalhamos com esses `maravilhosos burocratas` todos os dias .... o que eles puderem fazer pra nao facilitar fazem ... assim .. nao sao todos, mas infelizmente a grande maioria!
    Espero sinceramente que nao tenha que passar por isso novamente, pq eu entendo que nao eh nada facil.
    Mas ja passou nehhh .. passou ... passou ... rsrs
    Se recupera eh fica bem ...
    Na verdade vim aqui pq lembrei que eh hj a sua segunda quimio neh?! Quero te desejar calma, tranquilidade e muita muita paz de espirito pra vc passar por mais essa muito bem. E tenho certeza que vai!!!!
    Fica com Deus viu!!!!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  2. Olá Mª Claudia, tô aqui pra deixar tb a minha msg pra você. No proximo mês estarei completando 02 anos de trabalho aqui na Oncobrasília, aprendi muito nesse período, e uma das coisas que aprendi foi valorizar mais a minha vida, e as pessoas que me amam.
    Tenho que ser profissional aqui dentro, mas agora estou deixando isso um pouco de lado (rsrs) quero que saiba que além de ajudar aqui nas autorizações você pode contar com as minhas orações, eu acredito muito no poder de Deus, no poder da oração. Lembrarei-me de ti em todas as minha orações, sua força nos contagia viu. Siga em frente, a sua vitória está depois da "muralha". Willian Freitas

    ResponderExcluir
  3. "Recomece Sempre
    Observe a natureza.
    Tudo nela é recomeço.
    No lugar da poda
    surgem os brotos novos.
    Com a água, a planta viceja novamente (renasce).
    Nada pára.
    A própria terra se veste diferentemente todas as manhãs.
    Isso acontece também conosco.
    A ferida cicatriza.
    A dores desaparecem.
    A doença é vencida pela saúde.
    A calma vem após o nervosismo.
    O descanso restitui as forças.
    Recomece.
    Anime-se.
    Se preciso, faça tudo novamente.
    Assim, é a VIDA!"

    ResponderExcluir
  4. Minha querida Maria, que parto foi esse com o INSS, né? Bom, hoje passei seu blog e gostaria de dizer que eu, Karla estamos torcendo muito por vc. Estivemos alguns dias fora, outros na nossa correria de trabalho e filhos que vc sabe como é.... Mas o importante é que pensamos em vc todos os dias!! Tenho tido informações pela Paula e pela Dri, sei que não tenho como me comparar a Paula e ao André mas gostaria de participar do próximo almoço... Linda, que bom que vc está encarando esta parada de frente!!! Gostariamos de te encontrar logo que for possível. Força e Sucesso!! Celo e Karla

    ResponderExcluir
  5. Oi querida!!! Muita força hoje na 2ª quimio. Tenho certeza que vc vai tirar de letra! Ah, podemos fazer um outro blog bem legal: EU ODEIO A BURRO-CRACIA E OS SERVIÇOS PÚBLICOS DO MEU PAÍS!!! Topas???
    Fica com Deus e qdo puder receber visitas novamente, me fala!!!
    Bjs...

    ResponderExcluir
  6. Que Deus continue ao seu lado , vai dar tudo certo. Beijosss

    ResponderExcluir
  7. Nooooosssssaaaa... que parto! Quando eu estive afastada pelo INSS, o Banco tinha um tipo de convênio com o INSS e não tive toda essa burocracia. Mas hoje já não é mais assim. Sei que nos aborrecemos, mas não deixe isso te afetar, OK? Beijos.

    ResponderExcluir